Previous
Next

Groove Overdrive 50 2021 versus Sense Criterium Race.

groove-overdrive

Confira o comparativo de duas opções de bicicletas de ciclismo nacional com freio a disco mecânico, iremos comparar a Sense Criterium Race 2021 com a Groove Overdrive 50 2021.

Estes 2 modelos foram escolhidos por serem semelhantes em vários aspectos, ainda temos poucas opções de bicicletas de ciclismo com freio a disco no mercado nacional.

Então fique atento aos tópicos abaixo e principalmente no quadro comparativo final.

Modelos: Sense Criterium Race e Groove Overdrive 50 2021

Quadro

Os dois modelos são de alumínio, com espessura variável, diminuindo o peso em locais onde não são necessários um excesso de mateiral.

Possuem cabeamento interno, mas não têm sistema de eixo passante.

O Garfo são de carbono nos dois modelos, contribuindo no peso e absorção de impactos, vale ressaltar que a Sense Criterium Race usa a caixa de direção Tapered, aumentando a base do garfo, entregando mais estabilidade na bike.

Os tamanhos disponíveis irão atender a maioria das estaturas, com exceção dos extremos, baixo e altos.

Aliás, recebo direto depoimentos de seguidores, com dificuldade de encontrar as bikes grandes e pequenas, acima de 60 e abaixo de 46.

Enfim, são modelos intermediários e aqui temos praticamente um empate técnico com ligeira vantagem para a Sense Criterium Race, por ser um conceito de geometria mais atualizada.

Componentes

Os dois modelos são montados com Kit Shimano.

A Groove Overdrive usa o kit Shimano Claris 2 x 8, que atende bem, já usam o sistema no Sti de cabeamento embutido no guidão, contribuindo para um visual mais limpo e aerodinâmico.

Já a Sense Criterium Race está montado com o Kit Shimano Tiagra 2 x 10, sendo um sistema bem preciso que herda tecnologia de grupos superiores.

Vale ressaltar que entre o Claris e o Tiagra, temos o Sora, resumindo o Claris está 2 níveis abaixo.

Freios

Os 2 modelos usam sistema a disco mecânico, afinal estas duas bikes foram escolhidos para serem comparados por terem este diferencial, nova tendência das bicicletas de ciclismo.

Alguns ciclistas preferem os freio tradicionais, mas os benefícios dos freio a disco são maiores, sendo uma evolução do sistema.

Rodas e pneus

Os dois modelos usam rodas de alumínio com a parede dos aros com sistema aero, que contribui para o desenvolvimento da bicicleta em velocidades mais altas.

A diferença é que a Sense Criterium Race usa uma roda de parede de quase 10mm mais alta que a Groove Overdrive 50.

Os pneus das duas são de 28c, contribui na absorção de impacto e torna a pedalada mais confortável, sem prejudicar o rolar no asfalto.

Cockpit da Sense Criterium Race / Groove Overdrive 50 (Mesa/Canote/Guidão e Selim)

O material usado em todos os componentes do cockpit são de alumínio, que atendem perfeitamente estes modelos de entrada.

Existe uma diferença no sistema de fixação do selim no canote da Sense, que usa um sistema de micro ajuste, facilitando a regulagem da posição do mesmo.

Fique sempre atento a largura do Selim, principalmente nas bike speed, a largura correta ajuda a estabilidade do quadril sendo muito importante em vários aspecto para eficiência da pedalada, da circulação na região e conforto, atenção principalmente das mulheres neste quesito.

Sempre procure fazer um bike Fit para saber o tamanho do selim mais adequado par você.

Quadro comparativo Sense Criterium Race/ Groove Overdrive 50.

Observe no quadro comparativo, usamos uma pontuação da seguinte forma:

São 2 bikes analisadas a melhor no item receberá 2 pontos, a pior 1, caso seja empate ou mesma característica elas ganham o mesmo ponto.

Caso não tenha o item zera a pontuação.

groove-overdrive-50

Conclusão

Crie alguns artigos para comparar as bicicletas de ciclismo fabricados no Brasil que vêm equipada com freio a disco, para chamar a atenção da nova tendência na modalidade.

Infelizmente são poucas as opções das bicicletas de ciclismo das fábrica nacionais, até mesmo com freios tradicionais.

Este panorama deve melhorar em breve, pelo crescimento do esporte, pós pandemia.

Vejo com bons olhos esta evolução, acredito que temos mais benefícios com este tipo de sistema do que com o freio tradicional.

No comparativo fica claro a superioridade da Sense Criterium Race, pela diferença entre os Kit´s e pela geometria mais atualizada.

A favor da Groove Overdrive 50 está o valor em torno de 15% mais barato, que a coloca com um bom custo benefício.

Enfim, espero ter contribuído para a sua tomada de decisão.

Gostou, compartilhe com o amigo e siga nossas redes sociais, acompanhe todas nossas dicas e oportunidade em nosso site de classificados.

bike-busca