Previous
Next

Cassete Sram ou Shimano, qual a melhor relação com 12V para sua MTB.

cassete-sram

Cassete Shimano ou Sram, qual a melhor opção na hora de escolher uma MTB com 12v e uma coroa?

Neste artigo vamos ajudar você tomar uma decisão baseada na relação de marcha que cada uma oferece.

Não vamos falar de outros componentes, como o câmbio, pedivelas e passadores.

Acredito que um dos principais fatores para tomada de sua decisão está aqui.

Para isso vamos fazer um paralelo entre as duas maiores fabricantes de componentes para bicicletas, porém a escolha é sua entre o Cassete Sram ou Shimano.

Metodologia

Irei simular a velocidade da bicicleta com cada engrenagem do cassete, para isso vou usar a seguinte configuração:

  • Roda 29 com Pneu 2.25
  • Coroa 34 dentes
  • Pedivela 175mm
  • App para cálculo “Bike Gear Calculator GearRatio”

Cassete Sram SX/NX ou Cassete Shimano Deore.

O Shimano Deore M6100 é a linha de entrada com opção de uso de 1 coroa e 12 velocidades.

Ela foi lançada agora em 2020, ela é compatível com o sistema Micro Spline, então se for fazer um upgrade da linha antiga, terá que mudar o acoplamento do cassete que fica preso no cubo.(Freehub)

A Sram possui duas linhas de entrada a mais básica Sx e a Nx um pouco mais evoluída, eles usam o freehub convencional, não será necessário o upgrade desta peça.

Os cassetes Sram NX e SX não possuem diferença de escalonamento nem de material e eles pesam igual, porém usam códigos diferentes.

cassete-sram

O quadro comparativo ilustra bem o quem sempre falo nos comparativos do Blog, para usar uma coroa o segredo está no pinhão menor que deve ter no máximo 10 dentes e não no maior.

A diferença de velocidade é maior no pinhão menor que no maior, sua velocidade máxima ficará limitada.

Aqueles que irão optar por uma MTB de uma coroa das versões de entrada de qualquer um fabricante, aqui não tem dúvida entre o cassete Sram ou Shimano, vá de Shimano.

Shimano SLX ou Sram GX

XD / Micro Spline

Toda a linha de 12v da Shimano só é compatível com o padrão de Freehub Micro Spline.

O cassete SLX e o Deore tem o mesmo escalonamento de marchas, a diferença está no material do último Cog que passa ser de Alumínio, portanto é um pouco mais leve.

A partir da linha de cassetes da Sram Gx é necessário o sistema Xd, se for fazer o upgrade será necessário trocar.

Uma outra observação é que nos cassetes da linha GX a partir do modelo XG-1275-B2 ele vêm com o maior Cog com 52 dentes.

cassete-sram

Mais uma vez podemos observar que o mais importante é o menor cassete, que agora se equivalem.

Para efeito de comparação a velocidade que se alcançaria na mesma condição com o cassete antigo Gx(10-50) seria 8,5 km/h, então não preocupe tanto em mudar o seu sistema antigo GX para o novo, a diferença será mínima.

Agora que decisão tomar nesta linha entre Shimano ou Sram, aqui o jogo fica mais equilibrado, outros fatores você deve levar em conta, o peso do conjunto e o valor pode ser um outro aspecto a considerar.

Shimano XT ou Sram X0

Estes dois Grupos vão atender perfeitamente aqueles que buscam competir em alto nível

O cassete Shimano XT usa o mesmo escalonamento do Slx, na verdade na Shimano a linha de 12v usa o mesmo padrão no número de dentes de cada Cog, o que vai mudar do SLX para o XT que agora os 2 últimos Cog´s são de alumínio.

Também a partir da linha Gx todos cassetes Sram tem o mesmo escalonamento, o que muda é o material e no cassete X0 os 9 maiores cog são feitos por uma peça única em CNC que permite baixa peso.

Shimano-xt-ou-Sram-gx

Aqui na dúvida entre Shimano ou Sram, o peso deve ser um fator a ser considerado são mais de 100 gramas de diferença, e nesta fatia de componente é um peso considerável.

Aqui a Sram sai na frente, o que pode pesar é o valor, então quando tiver comparando em uma mesma marca a MTB equipada com Sram X0 ou Shimano XT, confira o peso total e o preço.

Shimano XTR e Sram XX1

O sonho de consumo dos bikers é ter a sua máquina equipada com uma destas duas linhas, alguns vão querer Shimano outros Sram.

Qualquer um dos dois são fantástico, pena que são tão caros, mas como a disputa é tão acirrada, existe tanta tecnologia em material nestes componentes que levam a valores muito das vezes intangíveis para a maioria.

O Shimano XTR, difere do XT somente pelo material, os 3 maiores de alumínio, os 5 intermediário de titânio e os 4 últimos de aço.

Existe uma variação no cassete da Sram XX1, em termo de cores: Ouro, Bronze e Arco-íris, mas eles são iguais o X0 em termo de peso e material.

Como o objetivo deste artigo é falar sobre a relação, não vamos tratar aqui as diferenças de acionamento do câmbio por cabo ou eletrônico.

Shimano-xtr-ou-xx1

Aqui a briga é bem equilibrada e o peso também.

Conclusão Cassete Sram ou Shimano.

Shimano ou Sram? Essa disputa vai longe, a cada lançamento eles lançam tendências, baixam o peso aumentam o valor.

Temos que ter o cuidado e a percepção para não cairmos na “modinha”.

Para usarmos uma bike de uma coroa, acredito muito ser necessário:

  • Conjunto de 12 velocidades.
  • Pinhão menor de 10.
  • Pinhão maior de no mínimo 50 dentes.
  • Coroa de acordo com seu condicionamento entre 32 e 38 dentes.

Sendo assim pra mim a Shimano ganha na linha de entrada, a Sram equilibra o jogo a partir da linha GX, outros detalhes do conjunto não estão neste comparativo, mas devem ser considerados.

Uso Sram a muito tempo, gosto muito da precisão do câmbio e de bater menos a corrente.

Testei algumas bicicletas equipadas com Shimano XT de 12v e gostei, achei macio o acionamento, preciso e com um bom escalonamento.

Tomem a decisão que vocês acreditam ser a mais correta, terá variáveis como: oportunidade de preço, facilidades de pagamento, pegar a sua bike na troca ou até mesmo a comodidade da loja na sua cidade.

Espero ter contribuído para sua decisão, importante é estarmos pedalando.

Gostou? Compartilhe na sua rede social ou envie para um amigo, ajude a divulgar nosso trabalho.

Siga nossas redes sociais.