Previous
Next

Bicicletas MTB aro 29 por R$3.000,00, qual comprar em 2021?

bicicletas-mtb-aro-29

Neste artigo, vou analisar 5 das principais bicicletas mtb aro 29, que você consegue comprar com o valor próximo de R$3.000,00.

Consideramos aquelas oferecidas por fábricas no Brasil e que foram lançadas como modelo 2021.

Algumas marcas ficaram de fora, como a Audax, Tsw entre outras, por ainda não terem lançado seus modelos 2021, nesta faixa de preço.

Na análise abaixo você irá perceber que ao primeiro momento elas são bem parecidas, mas os detalhes fazem a diferença, então fiquem atentos.

Modelos de Bicicletas MTB aro 29 analisadas.

Quadro das Bicicletas MTB aro 29:

Todos são de alumínio liga 6061

Só a Groove Hype HD, possui cabeamento interno, que garante um visual mais limpo, porém é a única oferecida apenas em uma cor, impossibilitando o comprador de escolher um visual que mais o agrada.

solda-soul
Smooth Welding

Ainda falando de visual, vale destacar o acabamento de solda da Soul SL129, “Smooth Welding” detalhe que praticamente some com as marcas das soldas nas junções, além do visual ajuda na dissipação de vibração do alumínio.

Das 5 Bicicletas MTB aro 29 analisadas só a Sense Fun Comp e a Caloi Explorer Sport não têm garantia vitalícia do quadro.

Com relação aos tamanhos a Caloi Explorer Sport destaca por ter a opção de quadros que vão do 13 ao 21, possibilitando o uso para qualquer estatura, vale destacar que mulheres de baixa estatura e adolescentes passam a ter uma opção de Bicicletas MTB aro 29.

Falando de geometria, nesta fatia de mercado onde são Mountain Bike voltadas para iniciantes, acredito que um ajuste da posição do ciclista em cima da bike irá fazer mais diferença do que os números e ângulos, confira este artigo sobre bike fit que fiz.

Mas falando em números, coloquei dois detalhes de geometria para servir de base, ângulo da caixa de direção, quanto menor melhor para enfrentar as decidas e obstáculos e o Chain Stay quanto mais curto melhor para retomadas de velocidades e subidas. Confira no quadro na conclusão final.

Suspensão para Bicicletas MTB aro 29.

As suspensões dos 5 modelos analisados são bem simples, com o principal meio de amortecimento sendo a mola, sem regulagem de retorno a ar.

Todas tem trava que ajudará você a andar principalmente no asfalto e em subidas, sem a frente da bicicleta ficar descendo, desperdiçando energia da pedalada.

Um detalhe que a trava da Groove Hype Hd é no guidão, tornando o travamento mais seguro, sem a necessidade de retirar o mão para efetuar a mudança.

Componentes:

Aqui você deve prestar atenção, pequenos detalhes, muita informação.

Kit de marchas:

Todas as Bicicletas MTB aro 29 analisadas usam cassete(Roda Livre) não é catraca, de 8 velocidades, o que possibilita fazer upgrade para até 11 velocidades.

Ainda falando do cassete a Sense Fun Comp e a Caloi Explorer Sport não usam cassete da fabrica Shimano, porém os cassetes usados tem um range maior entre o menor e maior dente.

A única que uso o pedivela de 2 coroas é a Sense Fun Comp, com o cassete 11-40 , na minha opinião funciona melhor que as três coroas das demais, o se não fica para o câmbio Shimano Tourney que poderá ter dificuldades para usar a coroa maior com a cassete maior.

Acredito que o uso de 2 coroas é melhor que 3, pois praticamente você não usa cada coroa com todas as catracas, carregando mais peso desnecessário, tendo em vista que com 2 coroas você conseguirá ultrapassar todas as subidas e ter giro para poder andar no plano e descidas.

Passadores:

Easy Fire

Os modelos analisados usam o conjunto Easy Fire da Shimano, maçaneta de freio combinado com os passadores.

Sistema separado

A única que usa o conjunto separado Shimano Altus é a Caloi Explorer Sport, o benefício é que no caso de fazer um upgrade não irá precisar trocar todo o conjunto, diminuindo o custo da troca.

Corrente/Movimento Central:

Apenas para chamar atenção para observar no quadro comparativo abaixo que dois modelos não usam a corrente da marca Shimano, que são a Sense Fun Comp e a Caloi Explorer Sport.

Quando você têm um conjunto completo da marca Shimano(Cassete/Câmbio/Corrente e Coroa), todo o sistema de transmissão tende a funcionar de maneira mais adequada.

Outro detalhe é que sabemos que a durabilidade da corrente Shimano é boa, e geralmente tem um custo maior que as demais.

Digo o mesmo para o movimento central , quando é Shimano a garantia da qualidade e do dimensionamento é garantida.

Cockpit(Guidão/Mesa/Canote e Selim)

Todos são de boa qualidade, atenção aos detalhes:

  • A Groove Hype HD usa um guidão de aço, muito mais pesado que os de Alumínio.
  • A Soul usa um canote do selim com regulagem milimétrica, facilita encontrar a melhor posição.
  • Atenção ao tamanho do guidão, quando mais largo, mais estabilidade para as mountain bikes de aro 29.
  • Mulheres, precisam de uso de Selim mais largos, então antes de sair da loja troque para selim próprio.

Rodas e pneus.

Os modelos analisados usam rodas e pneus simples, com câmera.

São de larguras limitadas, aconselho quando forem fazer a primeira troca, optarem por pneus mais largos e observarem na loja se os aros podem ser adaptados para tubeless, sem uso de câmera, confira este artigo sobre pneus.

Quadro comparativo das Bicicletas MTB aro 29(Gire o celular para melhor visualização)

No quadro comparativo usamos uma pontuação da seguinte forma:

São 5 bikes analisadas a melhor no item receberá 5 pontos a segunda 4 assim sucessivamente, caso seja empate ou mesma característica elas ganham o mesmo ponto.

Caso não tenha o item zera a pontuação.

Bicicletas-MTB-aro-29

Conclusão

As Bicicletas MTB aro 29 deste comparativo, são bem parecidas, de fabricantes nacionais conhecidos no mercado, que entregam qualidade e garantia.

Existem pequenos detalhes de diferença entre elas, que relatei acima.

Observe que no quadro temos uma pontuação total e um valor por ponto, que reflete melhor o custo benefício.

Outros fatores nesta escolha devem ser considerados por você, como:

  • Visual que mais agrada.
  • Loja representante da marca na sua cidade.
  • Escolha do tamanho correto e ajuste da posição.
  • Facilidade de pagamento.
  • Encontrar o modelo, pois estamos passando por um momento de falta de bikes no mercado.

Enfim, espero ter contribuído para a sua tomada de decisão, não esqueçam de usar os equipamentos de segurança, e por último confira este artigo que irá ajudar a iniciar, “Comprei a primeira bicicleta e agora?”

Gostou, compartilhe com o amigo e siga nossas redes sociais, acompanhe todas nossas dicas e oportunidade em nosso site de classificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.